top of page
Buscar
  • davidmarciomed

O bombardeio das redes sociais

Max Lucano, em seu livro “O fim da ansiedade”, publicou um dado alarmante: entre 1977 e 2004, o mercado norte-americano de medicamentos para ansiedade cresceu de 900 milhões de dólares/ano para 2,1 bilhões de dólares/ano. Um aumento semelhante se verificou em praticamente todos os países do mundo. Claro que a população aumentou nesse mesmo período, mas não há como negar: as pessoas estão progressivamente mais ansiosas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A ansiedade em níveis elevados, o que chamamos de “transtorno de ansiedade”, é um problema por si só, mas também aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O problema é multifatorial e não tem causa única. Mas um dos possíveis motivos pelos quais as nós temos estado cada vez mais ansiosos é o excesso de informações com que temos que lidar diuturnamente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Whatsapp, Instagram, YouTube, Televisão, Notificações dos mais diversos aplicativos...

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Estamos debaixo de um verdadeiro bombardeio de novas informações...

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nossas mentes aparentemente não foram feitas para lidar com esse excesso de informações de forma sustentada por períodos tão longos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Deixamos de fazer uma série de atividades que geram “fluxo lento de informações”: leitura, passeios ao ar livre (sobretudo nesse difícil ano de 2020), tocar instrumentos musicais, atividades manuais etc.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Compare o comportamento das crianças de hoje (smartphone e jogos online) com o comportamento de crianças de três décadas atrás (bola, jogos de tabuleiro, brincadeiras em grupo, pular corda etc). O resultado não pode ser o mesmo... Não tem como ser o mesmo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Se cuidarmos um pouco melhor do que nossos olhos veem e do que nossos ouvidos ouvem, já será um grande passo em direção à melhora da condição ansiosa.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Que atividade de fluxo lento você planeja voltar a fazer em 2021?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


David Márcio - Neurologista Clínico

CRMMS: 11574

CRMMG: 50760

RQE: 34346

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TDAH no adulto

Com certeza você já ouviu falar sobre TDAH no adulto... Esse é um distúrbio neurológico que pode persistir ao longo da vida e afetar significativamente a rotina de quem o possui. Nesse breve texto, va

O Pomodoro, a procrastinação e o TDAH

Pessoas com TDAH costumam ter bastante dificuldade em gerenciar o tempo… Elas costumam se atrapalhar na execução das tarefas e, mesmo depois de bastante tempo decorrido, sentem que produziram muito po

O melhor tratamento para insônia crônica

Você já ouviu falar de terapia cognitivo comportamental para insônia, ou TCC-I? A TCC-I é um tratamento bem aceito e eficiente no combate à insônia crônica. Ela envolve a união de técnicas cognitivas

Comments


bottom of page