top of page
Buscar
  • davidmarciomed

TDAH no adulto

Com certeza você já ouviu falar sobre TDAH no adulto... Esse é um distúrbio neurológico que pode persistir ao longo da vida e afetar significativamente a rotina de quem o possui. Nesse breve texto, vamos te ajudar a compreender os desafios enfrentados por adultos com TDAH.


O TDAH, ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é caracterizado por sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Embora seja mais conhecido e reconhecido em crianças, estudos recentes mostram que cerca de 3 a 5% dos adultos também sofrem com essa mesma condição.


No adulto, os sinais e sintomas geralmente são diferentes. Dificuldade de concentração, desorganização, procrastinação e impulsividade são alguns dos sinais mais comuns. Problemas de ordem emocional, baixa autoestima e dificuldade em gerenciar o tempo também podem ser observados.


O impacto do TDAH na vida adulta, dependendo do grau em que se manifesta, pode ser significativo. Pode afetar relacionamentos, trabalho e estudos. Muitas vezes, ou na maior parte delas, os adultos com TDAH apresentam outras condições associadas, como ansiedade, depressão e problemas de sono. É importante entender que o TDAH não é uma questão de falta de vontade ou preguiça, mas sim uma condição neurológica crônica e que precisa de tratamento adequado.


O diagnóstico do TDAH em adultos requer uma avaliação completa realizada por médicos especializados, sejam neurologistas ou psiquiatras. O tratamento geralmente é multimodal, envolvendo o uso de medicamentos e as chamadas medidas não medicamentosas (psicoterapia e estratégias de organização e gerenciamento do tempo). Cada pessoa é única, e o tratamento pode e deve variar de uma pessoa para outra...


Além do tratamento profissional, existem medidas que os adultos com TDAH podem adotar para enfrentar os desafios do dia a dia. Estabelecer rotinas, utilizar técnicas de organização, praticar exercícios físicos e buscar apoio de familiares, amigos e grupos de suporte são algumas das estratégias mais úteis.


David Márcio B. Santos – Neurologista em Campo Grande

CRMMS: 11574

RQE: 6870

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Pomodoro, a procrastinação e o TDAH

Pessoas com TDAH costumam ter bastante dificuldade em gerenciar o tempo… Elas costumam se atrapalhar na execução das tarefas e, mesmo depois de bastante tempo decorrido, sentem que produziram muito po

O melhor tratamento para insônia crônica

Você já ouviu falar de terapia cognitivo comportamental para insônia, ou TCC-I? A TCC-I é um tratamento bem aceito e eficiente no combate à insônia crônica. Ela envolve a união de técnicas cognitivas

Comments


bottom of page