Essas são as 4 fases de uma crise de enxaqueca!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1) Fase prodrômica: Geralmente ocorre horas ou dias antes da dor. Os sintomas são inespecíficos e às vezes confundidos com gatilhos: fotossensibilidade, fissura por alguns alimentos, humor deprimido, irritabilidade, dor cervical, diurese excessiva, bocejos frequentes, náuseas etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) Fase de aura: Geralmente 30 a 60 minutos antes da dor. As mais comuns são as visuais (alterações de campo visual, visualização de “espectros”, escotomas cintilantes -vaga-lumes-), mas também podem ocorrer sensações de formigamento pelo corpo e alterações da linguagem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3) Fase de dor (ataque): A dor costuma ser moderada a forte. Obviamente é a fase que mais perturba as pessoas que sofrem de enxaqueca. Pode estar acompanhada de sensibilidade exagerada à luz, aos sons e a cheiros. Podem ocorrer náuseas/vômitos. São frequentes os relatos de dor também no pescoço. Geralmente há componente pulsátil (dor pulsando), com localização variável (mais comum o relato de se iniciar de um lado só da cabeça).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4) Fase pós-ictal: Pode durar horas ou dias após o ataque de dor. Os sintomas mais comumente relatado são: sensação de cansaço, fadiga, dificuldade de concentração, sensação de cabeça vazia, fotossensibilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nem todos tem as 4 fases. Cerca de 60% das pessoas tem pródromos. Cerca de 20% tem aura.
Comments